Meditação

MEDITAÇÃO 1 – O INÍCIO

Meditação 1 – O início

Se ainda não meditas, ou não sabes se meditar é para ti, deves saber que o acto de mudar é, na sua essência, positivo. A mudança significa que algo esta vivo, que sabe o que quer e para onde vai, e que tem, em si, tudo o que necessita para atingir os seus objectivos.
Relaxa e permite ter uma certa folga para as coisas que vai fazer, não te recrimines por não a ver resultados imediatos.Esse sentimento inicial é normal nas primeiras fases da prática de meditação, onde a pessoa não percebe bem o que está a sentir, porque ainda não sabe bem o que sentir, mas rapidamente se aperceberá da sua ligação com a sua meditação.
Vamos Começar
Para começar experimenta 5 ou 10 minutos por dia. Para praticar, deves-te isolar de quaisquer factores de distracção como televisões ou locais muito movimentados. Se estás em casa desliga os telefones e abre as janelas. Se pensas que não tens tempo, dá uma oportunidade a ti própria(o).E verás que irás ter esse tempo que necessitas.É uma questão de organização.
Senta-te sempre com as costas direitas para não adormeceres.Podes sentar-te no chão, na cama, ou numa cadeira se preferires, ou até no campo ou na praia, se te sentires confortavel. e permite o relaxamento para iniciar a tua meditação.
Senta-te confortavelmente, com as costas direitas, para que não fiques com sono, não forces fisicamente as costas e permitir a circulação de energias pelo teu corpo. Pratica a tua respiração- 
Quanto mais lento for o inspirar e o expirar, mais profundamente estás a meditar.
Elimina todos os pensamentos que te possam vir á cabeça, não lutes com eles, simplesmente deixa-os passar enquanto medita e concentra-te somente na respiração e em sentir o funcionamento do seu corpo.
Ao inspirar o ar deve ser colocado primeiramente na barriga, e só depois nos pulmões. Ao expirar, podes deixar a barriga esvaziar e só posteriormente os pulmões, sentindo ao mesmo tempo a energia fluir desde a base da coluna, saindo pela cabeça.
Ao fazer este exercício deves ter o cuidado em endireitar a postura, se necessário, e repetir o processo algumas vezes. Logo nas primeiras vezes, e mais ainda consoante tiver mais prática, irás sentir um alivio natural no corpo, assim como sentires-te mais leve fisica e psicologicamente.
Repete este processo para te ires sentindo mais á vontade com esta prática e enquanto se sentir confortável. Não prolongues muito no tempo a prática de meditação nas primeiras vezes.
Boa meditação.
António Ferraz
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